Direitos Humanos e Cidadania em destaque no evento do ALLright(s) – Direitos para tod@s

No passado dia 1 de fevereiro, decorreu no Auditório da Escola Básica n.º 2 de Condeixa-a-Nova o evento “Educar para os direitos e para a cidadania”, uma iniciativa do projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s (ALLright(s) – Rights for all), promovido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, em parceira com o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova e os Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas de Coimbra.

Na sessão de abertura do evento, o Professor Avelino Santos, Presidente do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, realçou a importância deste tipo de parcerias para o Agrupamento, destacando a parceria de largos anos com a Cáritas de Coimbra, ao nível da intervenção na comunidade educativa. Salientou ainda que o “projeto representa uma mais-valia, para que desde cedo os nossos alunos tomem contacto esta realidade, tenham a possibilidade de atuar em conformidade com os aspetos que deviam ser a razão do ser humano.”

Seguidamente, a equipa técnica do projeto, constituída por Ana Goreti Oliveira, Elisabete Fernandes e Vera Pinto, partilhou e refletiu sobre o caminho de construção do projeto, tendo sido apresentados o programa de financiamento, parceiros, grupos-alvo, as diferentes componentes e temáticas abrangidas. Houve ainda oportunidade de partilhar as atividades realizadas e os resultados alcançados até ao momento. Foi realçado o trabalho desenvolvido pelas várias equipas da Cáritas de Coimbra, durante vários anos, que possibilitou a implementação de novos projetos de inovação social e que tem contribuído para o sucesso alcançado.

Desafiada a participar na mesa “Educação, Cidadania e Desenvolvimento”, a Professora Aldina Esteves, Coordenadora da Escola Básica n.º 2 de Condeixa-a-Nova, referiu que o projeto desempenha um papel fulcral nas escolas, nomeadamente na formação cívica dos mais jovens, no sentido que promove a aquisição de competências de respeito, intervenção e participação na sociedade. Terminou a sua intervenção com uma palavra de elogio no que diz respeito ao impacto positivo do projeto no Agrupamento, reportada pelos alunos e professores. A Professora Graça Figueiredo, Coordenadora do Ensino Secundário e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, reforçou a necessidade de formação na área do desenvolvimento de competências de cidadania, que vão ao encontro das diferentes características das gerações mais jovens, que se apresentam numa fase de transição “provavelmente devido à evolução da nossa sociedade”, o que levou à criação do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Acrescentou ainda que estas iniciativas permitem “deixar sementes, para que no futuro sejamos diferentes”, uma sociedade mais inclusiva e solidária.

O evento do ALLright(s) teve como objetivo promover o encontro entre parceiros e todos os interessados para um debate em torno das temáticas do projeto, nomeadamente os direitos humanos, igualdade de género, diversidade e interculturalidade. Pretendeu ainda apresentar o projeto à comunidade educativa. De uma forma geral, o balanço foi muito positivo e a equipa da técnica do projeto terminou a sessão, com um especial agradecimento à participação e colaboração das equipas de CATL do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

ALLright(s) é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto. Conta com três parceiros oficiais: o European Centre for Women and Technology, a Akto – Direitos Humanos e Democracia e o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.