Quem Somos

logotipo Allrights

O Projeto ALLright(s) é implementado pela Cáritas Diocesana de Coimbra. Conta com 3 parceiros oficiais: European Centre for Women and Technology, Akto – Direitos Humanos e Democracia e o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. O projeto é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.

Equipa e Parceiros

Conheça a equipa e parceiros que apoiam o projeto ALLright(s) – Direitos para Tod@s.

Equipa Técnica

Ana Goreti Oliveira – Coordenadora do Projeto
Vera Pinto – Técnica do Projeto
Elisabete Santos – Contabilidade
Andrea Campos – Coordenadora dos Projetos Nacionais | Departamento de Inovação

Entidade Promotora

logotipo da Cáritas Coimbra

Cáritas Diocesana de Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e uma organização não governamental (ONG), na Diocese de Coimbra, que presta apoio social e serviços nos âmbitos social, saúde, educação e pastoral. Tem como missão ser um instrumento da Igreja, na Diocese de Coimbra, para promover e defender a dignidade humana e pretende ser uma referência pela qualidade e capacidade de ser pioneira nos serviços que presta à comunidade, de forma próxima, reflexiva e sustentável. Apoia 26.500 pessoas/ano, em 5 distritos da região Centro. Para o efeito conta com 90 Centros, num total de 151 serviços, dinamizados por cerca de 1000 colaboradores e 150 voluntários. Relevam-se 57 Centros de Atividades de Tempos Livres, maioritariamente sediados nas escolas da Região, atividades de enriquecimento curricular e 12 outras respostas sociais.

Financiamento

logotipo Active Citizens Fund
Programa Cidadãos Ativ@s

O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants. Está a ser gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto. O objetivo central do Programa Cidadão Ativ@s é fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis.

O Programa procura apoiar projetos que promovam:
– A democracia, a cidadania ativa, a boa governação e a transparência;
– Os direitos humanos e a igualdade de tratamento, através do combate a quaisquer formas de discriminação;
– A justiça social e a inclusão de grupos vulneráveis;
– A capacitação das ONG.

O Programa deve ainda contribuir para os objetivos gerais do EEA Grants em Portugal e para a concretização de uma boa governação e do desenvolvimento sustentável.

Gestores do Financiamento

logotipo Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian. De nacionalidade portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. Em articulação com as atividades culturais, a Fundação cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.

Para o período 2018-2022, os três domínios prioritários — coesão e integração social, sustentabilidade e conhecimento – deverão ser refletidos em toda a estratégia de intervenção.

Logotipo Fundação Bissaya Barreto

A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pública, sediada em Bencanta, Coimbra. Prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, ilustre médico e professor universitário que, na região centro do país, edificou e orientou alargada rede de organismos assistenciais, educacionais, formativos e culturais, num exemplo de ímpar visão e empreendedorismo social.
Nos termos dos estatutos em vigor, a Fundação tem por objetivo contribuir para a promoção da população da região centro, através do propósito de dar expressão organizada ao dever de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos, podendo, todavia, vir a estender-se a outras localidades do País, por deliberação do Conselho de Administração.

Parceiros do Projeto

logotipo ECWT

O European Centre for Women and Technology (ECWT) foi fundado por iniciativa da International Taskforce of Women in ICT (ITF) e criado como o primeiro de 10 centros regionais em todo o mundo, que operam com base num quadro global comum, para prestar serviços de avaliação do impacto das mulheres na área das tecnologias!

Liderado por um Comité Consultivo e um Grupo Executivo, o ECWT procura sensibilizar, informar e educar sobre a procura, recrutamento e manutenção de mulheres e raparigas na área da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e sobre a participação das mulheres na conceção, produção, marketing e utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Este trabalho é realizado com base em cinco ferramentas-chave em todo o mundo: Política e Prática, Investigação e Métricas de Impacto, Recursos e Serviços, Disseminação e Comunicação, Contexto e Cultura.

Contacto

info@ecwt.eu

logotipo akto

A Akto – Direitos Humanos e Democracia é uma Associação sem Fins Lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que tem como missão fomentar a Educação, a Promoção e a Intervenção em Direitos Humanos e Democracia, enquanto fatores estruturantes de uma mudança positiva na construção de um mundo justo e equitativo. A equipa da Akto tem uma vasta experiência na educação para os direitos humanos e democracia, assim como na Formação de Públicos Estratégicos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, nomeadamente em domínios associados à promoção da igualdade de género, à prevenção e combate às discriminações em razão do sexo, da orientação sexual e da identidade de género, à prevenção e combate à violência doméstica e, em geral, à violência de género, entre outros.

logotipo Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova

O Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, criado a 2 de agosto de 2010, é constituído por doze estabelecimentos, ou seja, quatro jardins de infância, quatro escolas básicas com 1.º ciclo, duas escolas básicas com educação pré-escolar e 1.º ciclo, uma escola básica com 2.º e 3.º ciclos, e pela Escola Secundária Fernando Namora (escola sede).
O agrupamento tem investido na  procura de uma identidade e de uma unidade, valores que se constroem em dois níveis: por um lado, a identidade de cada escola e, por outro lado, a sua unidade com o comungar da mesma missão, dos mesmos objetivos na educação/formação dos alunos, na postura de empenho, na vontade de formar alunos de espírito aberto, com um elevado sentido de responsabilidade, um caráter de elevado sentido ético a par de um sólido conjunto de conhecimentos e de competências práticas que lhes permita a integração e o sucesso, enquanto alunos e cidadãos.

MANTENHA-SE A PAR

Acompanhe as notícias do Projeto ALLright(s)!