O ALLright(s) promoveu evento de encerramento dos Jovens em Ação de Condeixa-a-Nova

No dia 7 de junho 2023, realizou-se na Escola Secundária Fernando Namora o evento de encerramento do grupo “Jovens em Ação” de Condeixa-a-Nova, criado no âmbito do projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s. Durante toda a manhã foram realizadas atividades desportivas e educativas, com a participação especial da Bruna Catarino, Designer na Cáritas Diocesana de Coimbra, e do Rui Martins, Sensei na Escola de Karaté Shukokai da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Este evento juntou alunos/as do ensino secundário, que durante vários meses prepararam ações de sensibilização para a comunidade educativa, no âmbito do direito à educação, sustentabilidade ambiental e violência no namoro. As atividades tiveram o total apoio do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova e do CATL da Escola Secundária Fernando Namora, da Cáritas de Coimbra.

Tendo em conta que este era um grupo grande, foi subdivido em três grupos, que apresentaram diferentes iniciativas:

Grupo “Set it Right”: Com o lema “Num relacionamento nem atrás, nem à frente, é sempre ao lado!”, este grupo dinamizou uma exposição sobre o Dia de S. Valentim, em colaboração com a turma do 11º TIAT (Turismo – Informação e Animação Turística). A exposição deu destaque à dicotomia entre o amor saudável e o amor tóxico, através de palavras e fotos simbólicas. A organização partilhou que “a exposição recebeu um feedback positivo por parte dos visitantes”.

Grupo “Go Green”: Com o lema “Para de preguiçar e começa a reciclar!”, este grupo procurou chamar a atenção para a importância da reciclagem, de forma a contribuir para a redução da pegada ecológica e para um mundo mais sustentável. Para isso, escreveram uma carta à Sra. Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, para expor a necessidade de ecopontos para a Escola Secundária Fernando Namora e restante agrupamento.

Grupo Ius+: Com o lema “Deveres iguais, direitos iguais”, este grupo procurou sensibilizar a comunidade educativa para a questão do direito à educação. Para isso, elaboraram um cartaz, que foi apresentado de forma simbólica aos/às alunos/as do CATL do Centro Educativo de Condeixa-a-Nova, da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *