Dia Internacional da Mulher | 8 de março

O ALLright(s) – Direitos para tod@s assinalou o dia 8 de março, nas sessões de sensibilização realizadas no Agrupamento de Escolas da Lousã. Em 1975, a ONU começou a celebrar no dia 8 de março o “Dia Internacional da Mulher”. Contudo, este dia só passou a ser oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 16 de dezembro de 1977, através da Resolução 32/142.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do mundo, esses direitos continuam por cumprir.

O tema deste ano é «DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de género». Atualmente 37% das mulheres não utilizam a Internet. 259 milhões de mulheres têm menos acesso à Internet do que os homens, apesar de representarem quase metade da população mundial.