Congresso Internacional de Direitos Humanos com participação da Cáritas de Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no Congresso “Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de globalização”, um encontro internacional que pretendeu assinalar os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O evento foi dinamizado pelo projeto Dignipédia Global e decorreu entre 6 e 7 de dezembro, no Auditório Dr. Teófilo Carvalho dos Santos, nos Paços do Concelho de Alenquer.

O congresso, que teve como meta sistematizar e aprofundar a problemática dos direitos humanos nas suas linhas globais assim como sustentar a sua consciencialização, foi organizado pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), pela Cátedra UNESCO de Estudos Globais da Universidade Aberta e pelo projeto Dignipédia Global.

A Cáritas de Coimbra teve a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados no âmbito dos projetos Triplo D e ALLright(s) – Direitos para tod@s, que promoveram o fortalecimento da cultura da cidadania ativa e participativa e a educação para a igualdade e direitos humanos, diversidade e interculturalidade.

Para a equipa do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra que acompanhou o evento foi um momento impactante, onde foi possível absorver conhecimento e assistir a diferentes perspetivas relativamente à complexa base cultural e social em que os direitos humanos assentam.