Conferência final do Projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s no Museu PO.RO.S

No dia 29 de novembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra realizou a conferência final do Projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s, no Auditório do PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova. Este evento, promovido em parceira com o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, pretendeu fomentar o encontro entre parceiros e stakeholders, apresentar o trabalho desenvolvido e disseminar os resultados alcançados.

A sessão de abertura contou com Andrea Campos, da Cáritas de Coimbra, que para além das boas-vindas, realçou que “o ALLright(s) foi ao encontro da missão institucional, ao estar presente e intervir na comunidade”. Avelino Santos, Presidente do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, reforçou a importância deste tipo de parcerias para o Agrupamento, voltando a destacar a parceria de largos anos com a Cáritas de Coimbra e o impacto positivo do projeto junto da comunidade educativa. Diogo Figueiredo, representante da Fundação Calouste Gulbenkian e do Programa Cidadãos Ativ@s, partilhou o entusiasmo pelo percurso do Projeto ALLright(s) na promoção dos direitos humanos e da cidadania ativa.

De seguida, a equipa do projeto, que contou com a participação de Ana Goreti Oliveira e Vera Pinto, refletiu sobre o trabalho desenvolvido e resultados alcançados. Desde junho 2022 até ao momento foram envolvidos 1662 participantes, dos quais 70% são crianças do ensino pré-escolar e básico. O projeto também realizou sessões de capacitação para profissionais. Foram abrangidos 4 distritos e 10 concelhos da área de atuação da Diocese de Coimbra. A intervenção da equipa terminou com um especial agradecimento a todas as pessoas que fizeram parte do projeto, reforçando que “a educação para os direitos humanos e cidadania é um processo que tem de englobar diferentes camadas de públicos, idades, territórios e contextos, com respeito pelas múltiplas vozes da sociedade”. Esta primeira parte terminou com a intervenção de Florindo Ramos, da Skillent, responsável pela avaliação externa do projeto, fazendo referência à metodologia e resultados já alcançados.

O primeiro painel reuniu os representantes dos parceiros oficiais do ALLright(s): Graça Figueiredo – Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova; Ana Rita Brito –Akto – Direitos Humanos e Democracia; Eva Fabry –European Centre for Women and Technology. De uma forma geral, foi evidenciada a importância das sinergias criadas pelas parcerias para o crescimento e desenvolvimento institucional, mas também ao nível da intervenção na comunidade.

O segundo painel, moderado por Fernando Santos, Educador Social da Cáritas de Coimbra, contou com a participação de Regina José – Jardim de Infância do Centro Nª Sra. de Fátima; Vera Alves – CATL Fernando Namora; Jéssica Ferreira – Lar de Jovens de Santa Maria de Semide, todos equipamentos/respostas da Cáritas de Coimbra e Ângela Figueiredo – Voluntária no Projeto ALLright(s). De uma forma geral, foi elogiada a capacidade de adaptação e impacto do projeto. Regina José, Educadora de Infância, realçou a importância da educação para os direitos humanos e cidadania desde o ensino pré-escolar; Vera Alves e Jéssica Ferreira, partilharam a importância de desafiar e trazer os/as jovens para a reflexão, debate e, sobretudo, ação, num mundo cada vez mais multicultural e diverso. Ângela Figueiredo deixou um apelo para a promoção de atitudes e valores que suportem comportamentos e estilos de vida saudáveis, reforçando a importância do voluntariado na Cáritas de Coimbra.